da linha de frente

Pesquisa desenvolvida na UFN avalia saúde mental de profissionais de saúde

O Mestrado em Ciências da Saúde e da Vida, da Universidade Franciscana (UFN), está desenvolvendo uma pesquisa direcionada à avaliação do status emocional de profissionais da saúde inseridos em ambientes hospitalares. Idealizada pela mestranda Barbara Marques, o projeto deve avaliar níveis de estresse e empatia desses hospitais. A previsão é que os resultados finais já estejam prontos até setembro, após conclusão dos estudos.

Anvisa autoriza vacina da Pfizer para crianças a partir de 12 anos

A pesquisa originou-se do entendimento de que durante a pandemia os profissionais da linha de frente  estão esgotados por um excesso massivo de trabalho por um longo período, conforme explica a professora Carina Boeck. A ideia é direcionar a pesquisa para qualquer profissional da saúde de hospital que esteja trabalhando no combate à doença. Ela destaca a importância do comportamento emotivo desses profissionais como decisivos na adesão de um tratamento por parte dos pacientes:

- A partir do momento que há empatia, há maior aceitação de quem busca os serviços médicos. Estudos verificam que o estresse pode modificar as características empáticas -  completa Carina.

Além do trabalho a ser desempenhado junto de cada voluntário, optou-se por realizar uma coleta de saliva, com objetivo de viabilizar a análise de cortisol e ocitocina, substâncias ligadas diretamente aos marcadores de estresse e bem-estar.

Butantan entrega 800 mil doses da CoronaVac ao Ministério da Saúde

A docente salienta que, até o momento, não foram realizados estudos com propostas similares, devido ao grau de originalidade e inovação. Os profisisonais de saúde que queiram ser voluntários na pesquisa podem se inscrever preenchendo um formulário online .

Além de Barbara e Carina, integram o projeto a professora Janaina Carlesso, orientadora da mestranda,  e das acadêmicas Yanco Finoqueto e Eduarda Rigon. O estudo faz parte do Grupo de Pesquisa em Neuroproteção. 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Sábado tem vacinação para 57 anos ou mais, profissionais da saúde e trabalhadores do transporte

Próximo

Anvisa autoriza vacina da Pfizer para crianças a partir de 12 anos

Saúde